sábado, 19 de maio de 2012

#1

Olá Pessoal!
Como vocês estão?

Hoje vou falar sobre o que significa vencer, através de dois pontos de vista diferentes. Que são eles: o ponto de vista de quem venceu (piloto, equipe, família e amigos) e o ponto de vista de quem assistiu a vitória (expectadores e pessoas que não estão ligadas diretamente ao piloto). Podendo aplicar em qualquer esporte, mas como sempre faço aqui no blog, vou direcionar para o motocross.
No meu ponto de vista existem várias classificações de vitória e vou falar de algumas delas apresentando os dois pontos de vistas aos quais me referi anteriormente.

1º Tipo: A corrida em que simplesmente tudo conspirou a favor e a vitória foi “fácil”.
Vamos imaginar a seguinte situação: O piloto chega a pista bem cedo e consegue o melhor lugar para montar o box, a moto está em perfeita condição, nos treinos do sábado parece voar na pista e crava o melhor tempo, o que lhe garante prioridade na escolha do start gate, no domingo faz o holeshot e lidera e vence de ponta a ponta e com certa vantagem para o segundo colocado.
No ponto de vista de quem assistiu a vitória: Nossa esse piloto é bom mesmo e também tem sorte, esse era o seu final de semana.
No ponto de vista de quem venceu: Tudo isso é fruto de muito treino e dedicação, estamos fazendo o trabalho da maneira correta, vamos continuar...

2º Tipo: A corrida em que tudo se encaixou, mas vitória foi árdua.
Vamos imaginar a seguinte situação: A boa “sorte” do item anterior continua e tudo parece que vai se repetir, mas no domingo tudo começa a dar errado, começando por um erro na largada e um acidente na primeira curva, faz com que o piloto saia na última posição e parte para uma prova de recuperação. Volta a volta começa a recuperar posições e já está na 2ª colocação e muito exausto, começa a luta para fazer a aproximação e a briga pela posição é intensa. Faltando poucas curvas para a bandeira quadriculada ele coloca uma pressão maior e consegue a ultrapassagem e vence levando o público ao delírio.
No ponto de vista de quem assistiu a vitória: Nossa esse piloto é bom mesmo e também tem sorte, pois se não fosse o erro do piloto X ele não teria vencido.
No ponto de vista de quem venceu: Tudo estava dando certo até o sábado, mas no domingo desandou tudo da largada até a primeira curva. Procurei me manter concentrado e colocar em prática tudo que tenho treinado, parecia que não ia dar tempo, mas acreditei no meu trabalho, usei minhas últimas forças, parti atrás do resultado e consegui. Essa vitória foi pura raça e determinação.

3º Tipo: A corrida em que tudo estava dando errado, mas vitória foi “tranquila”.
Vamos imaginar a seguinte situação: Tudo começa a dar errado desde a viagem, o carro quebra, pegam o pior lugar no box, para completar a moto apresenta problemas no cronometrado, fazendo com que fique com o pior lugar do start gate. Passam a noite tentando desvendar o defeito da moto, já la pelas tantas da madrugada conseguem solucionar, mas não sabem se vai aguentar terminar a corrida. No domingo para poupar a moto não faz o treino livre da manhã e vai direto para a largada. E ai o jogo vira a moto não só resiste até o fim da prova como o piloto sai com o holeshot e o lugar mais alto do podium.
No ponto de vista de quem assistiu a vitória: Nossa esse piloto tem muita sorte, depois de todos os problemas enfrentados ontem, hoje ele se superou.
No ponto de vista de quem venceu: Tudo parecia dar errado. Procurei não me deixar abalar com todos esses problemas e tentei me manter focado na prova. Na hora da largada tentei esquecer tudo e dar o máximo. E deu certo, consegui uma boa vantagem e ai foi só administrar e poupar a moto para chegar até o final. O trabalho da equipe foi fundamental para essa vitória.

4º Tipo: A corrida em que tudo estava dando errado e a vitória foi uma “guerra de titãs”.
Vamos imaginar a seguinte situação: Toda a sequência de erros e “azar” do item anterior continua. No domingo para poupar a moto não faz o treino livre da manhã e vai direto para a largada. Consegue uma largada no pelotão intermediário e parte para o ataque, faz uma prova de recuperação fantástica e chega a primeira posição e abre uma confortável vantagem, até que a moto começa perder rendimento, a vantagem fica praticamente zero e ai começa uma guerra de titãs pela posição. O piloto resiste e se defende de todas as maneiras, vencendo por meia roda de vantagem.
No ponto de vista de quem assistiu a vitória: Nossa esse piloto tem muita sorte, se tivesse mais 10 metros de pista ele não conseguiria. Está de Parabéns, deu tudo certo.
No ponto de vista de quem venceu: Tudo estava dando errado. E isso mexeu muito comigo e não conseguia me focar na prova. Consegui uma largada média e a cada volta conseguia me concentrar um pouco mais, o que foi um fator determinante para não errar e conseguir tranquilidade para me defender nos momentos finais. Foi difícil, mas conseguimos.

Será que vocês perceberam que no ponto de vista de quem assistiu a vitória existe mais do fator sorte do que o fator preparação e merecimento, enquanto que no ponto de vista de quem venceu, cada dificuldade e cada conquista têm um motivo e o fator “Sorte” se traduz em oportunidade, preparação, determinação, superação, garra, força, raça...

O significado da Vitória vai depender sob qual ponto de vista está se analisando. Mas de uma coisa todos sabemos, por mais amargo que seja o caminho que leva a vitória, no final o sabor é sempre doce.

Um grande abraço e um beijo para todos. 

0 comentários :